17.8.09

Praga: primeiras impressões técnicas

1. Não se percebe nada de nada de checo, as pessoas falam pouco inglês, mas entendemo-nos todos, nem que seja com um sorriso, linguagem gestual ou simplesmente falando numa mistura de várias línguas. Curioso como a senhora do guichet dos bilhetes para o autocarro e metro sabia falar em italiano, espanhol, francês e alemão, mas não em inglês... ou português, já agora. Sai uma explicação em espanhol, sff. 

2. Dos idiomas às nacionalidades é um pulinho. Há quase tantos italianos como checos a passear em Praga. Não tenho nada contra, tirando o facto de que isso faz com que haja muito mais gajas giras do que o normal. Desmoraliza qualquer um(a). 

3. As coisas são baratas. Um jantar para dois com sobremesa e tudo ficou por 20 euros e subir a uma torre ficou num miserável euro e meio, para dois. Se continuar assim, visito tudo o que há para ver e subo a todas as torres. E há uma carrada delas aqui.  

4. Ainda não consegui aprender a dizer obrigado ou por favor/com licença (os acentos marados e a fonética complicam tudo), mas já sei que água é voda, água sem gás é neperlivá e com gás perlivá. Nunca estive tanto tempo para comprar água!

5. Estiveram 29 graus hoje e para amanhã repete-se a dose. Só na terça começa a descer e mesmo assim continua calor. Parece que não saí de Lisboa... Ainda bem :)

6. E às vezes parece mesmo. No local certo, com o ângulo certo, as ruas estreitas, os prédios baixos e tortos, os telhados e os candeeiros de rua empoleirados nas fachadas fazem mesmo lembrar Lisboa antiga. 

7. Visita obrigatória: museu do Kafka e o museu do chocolate (claro!). nem quero imaginar a loja de souvenirs do último!