12.12.08

"I Amsterdam"

O "weather.com" diz que está um grau em Amsterdão, mas que parecem -4º. Eu concordo. Está um frio que não se pode e que só se aguenta a custo e com quilos de roupa em cima. Para amanhã a máxima são dois graus, mas só entre o meio-dia e as três. Depois estão zero, mas parecem -6º. E eu que ainda quero ir a tanto lado. Estou a gostar desta cidade. Só não gosto mais porque está frio e chuva. Quando voltar na Primavera ou no Verão tenho a certeza que será diferente. Gosto da aura, das casas todas tortas e sem ordem aparente, do cheiro a pão quente, tarte de maçã e waffles de chocolate que se sente nas ruas. Das pequenas pedras da calçada onde tropeço insistentemente, de haver mais bicicletas que carros, dos canais iluminados pelo sol ténue de Inverno. Gosto da liberdade das coffee-shops e da Red Light District. Assemelha-se (e porque não consigo não fazer comparações) a uma mescla entre as zonas do Soho de Londres, de Tricecca de Nova Iorque e do Barrio Gótico de Barcelona. A primeira por causa das lojas, a segundo pelos cafés e padarias e a terceira pelas ruas de pedra de calçada e becos estreitos. Amanhã é o último dia. Domingo só vai servir mesmo para sentir os zero graus antes do amanhecer. Por agora fico mais uns momentos no quarto do hotel (que por acaso tem uma coffee-shop!) com os pés gelados colados ao aquecedor enquanto faço tempo para ir jantar. 

3 Comments:

Blogger tiagwho said...

Amesterdão é o máximo! Mudava-me para aí num heart beat.

Ficaste por cima da Smokey?

Boa estadia.

12/12/08 23:13  
Blogger Ana Margarida said...

Foi a minha primeira vez lá e adorei.Cidade linda!

E fiquei ao lado da Rookies.

15/12/08 03:47  
Anonymous Anónimo said...

O frio faz parte da cultura holandesa. Amsterdam é o melhor local do mundo para se ter frio.

22/12/08 17:50  

Enviar um comentário

<< Home